VRF
De acordo com a ASHRAE, o termo VRF – Variable Refrigerant Flow (Fluxo de Refrigerante Variável), refere-se à capacidade de um sistema HVAC de controlar a quantidade de refrigerante que flui para as Unidades Evaporadoras (Unidades Internas), que podem ser muitas e de diferentes capacidades e configurações, através de um ciclo único de refrigeração, com sistema de expansão direta, controle de conforto de forma individualizada, resfriamento e aquecimento simultâneos em diferentes zonas.
Para ser um Sistema VRF, podemos dizer que é necessário possuir, pelo menos, 1 compressor INVERTER, e que o dispositivo de expansão seja uma válvula de expansão eletrônica localizada na unidade evaporadora. Além disso, a comunicação entre a Unidade Condensadora e a Unidade Evaporadora, é realizada apenas por 1 cabo do tipo shieldado.
Uma grande vantagem deste sistema está no controle de cada ambiente que pode funcionar independente de acordo com as programações dos usuários, sendo gerenciados pela Unidade Externa (Unidade Condensadora), que pode atender várias Unidades Internas (Unidades Evaporadoras) distribuídas em diferentes ambientes.
Desenvolvido para edifícios comerciais de médio e grande portes, também pode ser utilizado em residências amplas. O Sistema de Climatização VRF, destaca-se a alta eficiência energética, isto é, devido a tecnologia INVERTER, a unidade condensadora somente atua de acordo com a sua carga térmica, evitando assim super ou subdimensionamento, que influenciam diretamente na conta de energia, no aumento de vida útil dos aparelhos e no conforto de quem frequenta o ambiente.
GRUPO RODRIGUES MACEDO
Rua Professor Pintor de Aguiar 2475 – Sala 102
Edifício Imbuí Torres Center
Imbuí, Salvador – BA I CEP: 41710-000
+55 (71) 2626-0043
contato@rodriguesmacedo.eng.br